quinta-feira, outubro 06, 2011

Outubro Rosa traz ações práticas para prevenir o câncer de mama


Mais uma vez, o blog Casa in Ordem abraça a campanha Outubro Rosa, movimento mundial de mobilização pela conscientização sobre a importância da detecção precoce da doença.


A iniciativa é fundamental para levar informação através de ações práticas para prevenir a doença. Todo ano, mais de 10 mil pessoas morrem por câncer de mama. E não são apenas mulheres.


Segundo levantamento do Instituto Nacional de Câncer (INCA), em 2008 morreram 11.860 pessoas no Brasil em decorrência do câncer de mama, sendo 11.735 mulheres e 125 homens. Fique sempre atenta à sua saúde e previna-se!


Dicas de Prevenção ao câncer de mama


Em artigo científico, a Associação de Ginecologistas e Obstetras de Minas Gerais (Sogimig), há alguns mecanismos protetores para prevenção primária do câncer de mama, relacionados ao estilo de vida individual e aos fatores ambientais. Veja alguns deles:


- Prática regular de atividades físicas

- Controle do peso corporal, mantendo um equilíbrio entre atividade física regular e ingestão calórica diária

- Dieta saudável, sobretudo com a redução da ingestão de carnes vermelhas e de frituras

- Evitar ingestão de bebida alcoólica

- Não fumar


Autoexame das mamas


O INCA não estimula o autoexame das mamas como método isolado de detecção precoce do câncer de mama. A recomendação é que o exame das mamas pela própria mulher faça parte das ações de educação para a saúde que contemplem o conhecimento do próprio corpo.

Fontes de informação


Folheto do INCA sobre câncer de mama: Clique aqui
Site da Femama: www.femama.org.br

Site Boa Saúde: Autoexame das mamas

Site Câncer de Mama: http://www.cancerdemama.com.br/
 - Procure também a Secretaria de Saúde do seu município e verifique se há ações neste Outubro Rosa, como palestras e mutirão de mamografia.


 
LEIA TAMBÉM: Você se previne do câncer de mama? Então, aproveite o Outubro Rosa

0 comentários:

Postar um comentário

Olá!
Obrigada pela visita e pelo seu comentário. Se você tem um blog, deixe o link para que possamos retribuir sua visita. Se não tem, deixe seu e-mail para te agradecermos também!
Volte sempre!

Twitter Favoritos More