quarta-feira, julho 06, 2011

Como cozinhar espinafre preservando os nutrientes

Sempre que consumimos vegetais buscamos manter uma alimentação mais saudável.

Mas para garantir a preservação dos nutrientes é preciso ter alguns cuidados na forma de prepará-los. 


 No caso do espinafre, uma opção muito boa é o cozimento no vapor.

Dica 1
Coloque água para ferver e em uma panela própria para o cozimento no vapor, caso você não tenha uma dessas pode improvisar com uma peneira em uma panela.

Dica 2
Cozinhe direto na panela. Lave o espinafre e separe as folhas, coloque no fundo de uma panela um pouquinho de água, pouquinho mesmo, umas 3 ou 4 colheres, coloque as folhas do espinafre, tampe a panela e leve ao fogo baixo, de vez em quando mexa as folhas para que todas cozinhem por igual, quando estiverem moles escorra o pouco de água que pode ter sobrado e empregue na receita desejada.

Dica 3
Aproveite e já pique, isso facilita o processo, se quiser congele em copinhos descartáveis ou forminhas de gelo, isso facilitará da próxima vez que vier a fazer uma receita com espinafre.


ESPINAFRE É SAÚDE!


Os vegetais verdes escuros como o espinafre são ricos em nutrientes como ácido fólico, ß-caroteno, potássio, vitaminas A e C, folato, magnésio, cálcio, ferro, outros carotenóides, e fibras dietéticas.

Estudos recentes tem demonstrado o espinafre pode reduzir significativamente o risco de doenças do coração, infarto e certos tipos de câncer. Rico em cálcio e magnésio, pode também ser benéfico para aqueles que sofrem de osteoporose.

Fonte também de ácido folico e magnésio, o espinafre é extremamente bom para o sistema imunológico.

O espinafre também é um alimento indicado para as mulheres que pretendem engravidar, antes e durante a gestação, pois o ácido fólico é importante na formação do tubo neural (estrutura embrionária que dará origem ao cérebro e à medula espinhal).

5 comentários:

elis batista eu não sabia que espinafre é maravilhoso,vou indicar a minha irmã que não consegue engravidar. vou dar receita.bjs

Gostaria de saber, qual a quantidade diária de espinafre posso utiliza nas minhas refeições?

Cuidado.Espinafre contem anti-nutrientes.

fazendo o branqueamento, que é um imersão em água quente e em seguida em água gelada, diminui o anti- nutrientes. E tudo em excesso faz mal mesmo.

A quantia ideal para o consumo diário é equivalente a uma xícara de chá

Postar um comentário

Olá!
Obrigada pela visita e pelo seu comentário. Se você tem um blog, deixe o link para que possamos retribuir sua visita. Se não tem, deixe seu e-mail para te agradecermos também!
Volte sempre!

Twitter Favoritos More