quinta-feira, junho 30, 2011

Como usar aquecedor de ambiente sem prejudicar a saúde e o bolso

Casa aconchegante é aquela quentinha, preparada para o inverno. Com a chegada de dias mais frios, é tempo de pensar em soluções que mantenham o ambiente com temperatura agradável e confortável. Uma das opções mais utilizadas é o aquecedor de ambiente.
No entanto, muitas famílias se questionam na hora de comprar um aquecedor elétrico, com medo do aumento da conta de luz. Ao contrário daquela época em que aquecedor de ambientes era sinônimo de altas taxas no final do mês, o mercado se especializa em aparelhos cada vez mais econômicos.
Os aquecedores elétricos portáteis apresentam-se sob várias formas e modelos, mas oferecem as mesmas vantagens: fáceis de instalar, sem obras, fácil locomoção e custos acessíveis.

As temperaturas são facilmente reguláveis através de termostato, o que possibilita a manutenção de temperaturas ambientes agradáveis mesmo nos dias mais frios do ano.

Como escolher


O mercado oferece vários modelos de aquecedores elétricos. É importante ficar atento às suas necessidades, pois muitas vezes o mais barato nas lojas, sai mais caro dentro de casa.

Os aparelhos com resistência metálica são os mais baratos, porém, na maioria das vezes, consomem mais energia elétrica, pois utilizam toda a potência disponível, mesmo com o local já aquecido.

A tecnologia permite que os aparelhos com lâmpadas de quartzo aqueçam rapidamente os ambientes e mantenham a temperatura com apenas 1/3 do consumo.

Há modelos que permitem ligar apenas uma lâmpada (economizando energia) ou todas ao mesmo tempo. Inclusive, para quem gosta de versatilidade há modelos que contam com duas funções: é ventilador e aquecedor. Pode ser uma boa pedida para todos os dias do ano.

Para quem possui crianças, são indicados os aquecedores com dispositivo automático para desligamento. A tecnologia permite que, em situações instáveis, como por exemplo, o puxão de uma criança, a energia desarme.


Cuidados gerais


Os aquecedores elétricos não oferecem grandes riscos dentro de casa. As famílias devem ficar atentas aos locais indicados de uso, em geral, são as salas e quartos, e podem consultar o manual de instrução, no caso de alguma dúvida.

- Mantenha o aparelho fora do alcance de crianças, especialmente quando estiver em uso.

- O aquecedor deve estar sempre desligado antes de ser conectado ou desconectado da tomada.

- Não deixe o aparelho ligado sem ninguém por perto.

- Não utilize o aquecedor próximo a produtos inflamáveis, paredes ou cortinas. Mantenha objetos, roupas, móveis a pelo menos 1 metro de distância do aquecedor ligado.

Cuidados com a saúde

- A falta de limpeza dos aquecedores acumula fungos, bactérias e ácaros e pode causar doenças transmitidas pelo ar.

- O ideal é usar o aparelho de forma intercalada.

- Mantenha algum tipo de ventilação externa no ambiente, ou até mesmo uma bacia com água para umedecer o ar.

- Médicos recomendam a ingestão de líquido, pelo menos, dois litros de água diariamente, para manter o organismo bem equilibrado.

1 comentários:

Elimine ácaros, bactérias, fungos, mofo, vírus dos ambientes, veja como em www.climpozonio.com.br

Postar um comentário

Olá!
Obrigada pela visita e pelo seu comentário. Se você tem um blog, deixe o link para que possamos retribuir sua visita. Se não tem, deixe seu e-mail para te agradecermos também!
Volte sempre!

Twitter Favoritos More