sexta-feira, outubro 01, 2010

Saúde

Você se  previne do câncer de mama? Então aproveite o Outubro Rosa


Câncer de mama é a causa mais frequente de morte por câncer na mulher. Embora existam meios de detecção precoce que apresentam boa eficiência (exame clínico e autoexame, mamografia e ultrassonografia) muitas mulheres não se previnem.

Para divulgar a importância da prevenção e evitar novas mortes por câncer de mama o Casa in Ordem apoia o movimento Outubro Rosa. Veja abaixo dicas de prevenção e participe você também!

Com os conhecimentos atuais de oncologia preventiva é possível fazer detecção precoce de câncer de mama, que na maioria das vezes recebe tratamento cirúrgico simples, conservador e exclusivo, sem necessidade de radioterapia ou de quimioterapia, e com grande probabilidade de cura.

Previna-se já!

Especialistas recomendam fazer o auto exame da mama uma vez por mês. A melhor época é logo após a menstruação. Para as mulheres que não menstruam mais, o auto-exame deve ser feito num mesmo dia de cada mês, como por exemplo, todo dia 10.



Com os conhecimentos atuais de oncologia preventiva é possível fazer detecção precoce de câncer de mama, que na maioria das vezes recebe tratamento cirúrgico simples, conservador e exclusivo, sem necessidade de radioterapia ou de quimioterapia, e com grande probabilidade de cura.

O primeiro exame clínico das mamas deve ser realizado aos 20 anos e repetido a cada três anos até os 40 e, então, anualmente. A primeira mamografia deve ser realizada aos 35 anos, repetida aos 40 anos e a partir daí a cada dois anos até os 50 anos, quando passa a ser realizada anualmente.

Confira fatores de risco:

- Idade acima de 50 anos
- História própria ou familiar de câncer de mama

- Não ter filhos

- Exposição significativa a raio X

- Primeira menstruação cedo

- Menopausa tardia

- Primeira gestação após os 30 anos

- Dieta rica em gorduras

- Uso prolongado de anticoncepcional (ainda é discutível)


Já fez exames preventivos esse ano?

Além de fazer os exames preventivos periodicamente, outras atitudes podem prevenir o câncer de mama. Para isso deve-se combater os fatores de risco com a diminuição da gordura endógena e consequente redução de peso corporal e dieta rica em vitamina A.


Evitar o ganho de peso, principalmente após a menopausa. Como orientação geral, toda mulher após os 20 anos deve aprender e fazer mensalmente o auto-exame das mamas.

Sobre o Outubro Rosa

O movimento OUTUBRO ROSA foi iniciado nos Estados Unidos há 12 anos e visa iluminar um monumento da cidade como forma de lembrar as mulheres da necessidade de que façam seus exames periódicos em mama.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá!
Obrigada pela visita e pelo seu comentário. Se você tem um blog, deixe o link para que possamos retribuir sua visita. Se não tem, deixe seu e-mail para te agradecermos também!
Volte sempre!

Twitter Favoritos More