sexta-feira, outubro 15, 2010

#outubrorosa

Só 10,9% das mulheres descobre câncer de mama na fase inicial

Entre as mulheres diagnosticadas com câncer de mama, 45,3% descobrem a doença em estágio avançado. Apenas 10,9% ficam sabendo no início, quando a chance de cura é maior.

O número é alarmante, mas se torna ainda mais grave no caso de mulheres que não possuem planos de saúde. Isso porque aquelas que se tratam pelo Sistema Único de Saúde (SUS) precisam esperar 188 dias, em média, entre o diagnóstico e a cirurgia - tempo que cai para 15 dias, se a paciente tiver plano de saúde.

Os dados foram divulgados no dia 5 de outubro, no Rio de Janeiro, durante o lançamento da campanha Outubro Rosa, movimento mundial de mobilização para prevenção do câncer do mama.

No ano passado, foram diagnosticados no País 49.343 novos casos de câncer de mama, que custaram US$ 157 mil. A previsão é de que o Brasil terá cerca de 63 mil casos em 2020. O custo estimado é de US$ 208 mil.


Por isso, a FEMAMA - Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama - promove pelo terceiro ano consecutivo o Outubro Rosa, movimento mundial de mobilização de prevenção ao câncer de mama.

O Outubro Rosa 2010 prevê atividades ao longo de todo o mês, em várias cidades do país. Este ano, a campanha está focada na necessidade de se investir na saúde das mulheres brasileiras, em especial na saúde da mama.

Exames preventivos podem salvar vidas.
 “Quando falamos em investimento, acreditamos que deve ser uma das prioridades de nossos governantes, do setor privado e da própria mulher, que tem a obrigação pessoal e social de investir e cuidar de sua própria saúde”, afirma a Dra. Maira Caleffi, presidente da FEMAMA.




E você, já fez exames preventivos esse ano? Costuma fazer o auto-exame da mama? Se ainda não se previne confira dicas no post sobre os fatores de risco do câncer de mama e a importância da prevenção da doença.

0 comentários:

Postar um comentário

Olá!
Obrigada pela visita e pelo seu comentário. Se você tem um blog, deixe o link para que possamos retribuir sua visita. Se não tem, deixe seu e-mail para te agradecermos também!
Volte sempre!

Twitter Favoritos More