terça-feira, outubro 05, 2010

Dicas Casa in Ordem

Como comprar, lavar e conservar verduras

As verduras devem estar presentes todos os dias nas refeições dos brasileiros. A combinação de fibras, minerais e vitaminas desses alimentos auxilia na manutenção do peso adequado além de prevenir uma série de doenças.

Mas é importante estar atento a alguns fatores na hora de escolher esses alimentos. Graças aos métodos de cultivo e de transporte, há poucas diferenças entre as estações do ano quanto à disponibilidade de hortaliças, havendo portanto no mercado verduras disponíveis o ano todo.

Apesar disso, o ideal é sempre utilizar verduras frescas e da estação. Siga sempre alguns cuidados ao comprá-las e prepará-las:

Na hora da compra, verifique se as verduras estão mantidas sob refrigeração, não estão amassadas, não há manchas escuras ou amareladas ou com sinais de insetos.


Chegando em casa, retire as verduras de suas embalagens, lave-as em água corrente para retirar a terra e os bichinhos.

Corte os talos estragados e jogue fora as folhas amareladas.

Em seguida a verdura deve ser colocada de molho com Hidrosteril ou Aquatabs na proporção indicada pelo fabricante. Deixe de molho durante dez minutos e lave novamente em água corrente.

Para guardá-las em geladeira, segue-as e coloque-as em potes ou sacos plásticos. "A umidade ajuda no processo de apodrecimento". Guarde na parte inferior da geladeira, onde a temperatura não as queima.


Corte ou rasgue as folhas somente momentos antes de prepará-las, pois podem murchar e escurecer depois de cortadas.

Estragam mais rápido: Alface, Mostarda, Rúcula, Agrião, Espinafre.

São mais resistentes: Escarola, Acelga, Almeirão, Repolho.

Fonte: Nestlé e Ana Maria Receitas

0 comentários:

Postar um comentário

Olá!
Obrigada pela visita e pelo seu comentário. Se você tem um blog, deixe o link para que possamos retribuir sua visita. Se não tem, deixe seu e-mail para te agradecermos também!
Volte sempre!

Twitter Favoritos More